Mil e uma utilidades para sua pesquisa

Quando vamos produzir um trabalho acadêmico, várias dúvidas podem surgir. De partida, temos problemas relacionados à redação e ao significado de termos e conceitos. Caso estivéssemos na década de 1980, as soluções seriam um tanto “volumosas”: a aquisição de um dicionário (a versão de bolso era obrigatória na lista de material escolar) ou a consulta a uma “enciclopédia”. Quanto a este último item, talvez os jovens não saibam, mas as enciclopédias eram enormes coleções de livros, com definições para uma incrível variedade de verbetes – o que incluía termos da biologia, filosofia, física, geografia, história, literatura, matemática, química, sociologia… Algumas enciclopédias eram compostas por mais de trinta (!) volumes. Em geral, as coleções tradicionais, em mídia impressa, não são mais produzidas – para alívio de nossas florestas. Todavia, para os saudosistas, restam duas opções: coleções usadas, disponíveis em sebos; e a Barsa, uma marca tradicional e que ainda é editada em papel (veja aqui).

Mas se você não pretende comprar um dicionário ou uma enciclopédia, qual a solução? E se o seu problema vai além da ortografia e da definição conceitual, mais uma vez, qual a solução?

O Portal Sociologia da Gestão elaborou uma lista que considera as necessidades mais urgentes dos estudantes do ensino superior na produção de trabalhos acadêmicos. O catálogo a seguir elenca bases públicas de dados, bibliotecas, dicionários, enciclopédias eletrônicas e até software livre – para você que não tem recursos para aplicativos pagos e não pretende recorrer à pirataria. Use com sabedoria e siga as recomendações ao final da lista. Caso acredite que endereços, ferramentas ou aplicativos particularmente importantes foram esquecidos, envie sua lembrança/sugestão para a caixa sociologiadagestao@protonmail.com.

1. Artigos, dissertações e teses de livre utilização

2. Dicionários

3. Dúvidas da língua portuguesa

4. Enciclopédias [leia a observação sobre a Wikipédia no final deste artigo]

5. Dados econômicos, políticos e sociais (Brasil e mundial)

6. Publicações e imagens de domínio público e/ou uso livre

7. Software livre e freeware para uso acadêmico

8. O que você NÃO deve usar

Não utilize sites especializados em trabalhos prontos, cujo único propósito é a popularização do plágio e das piores práticas de pesquisa. Esse tipo de material não contribui em nada para sua formação acadêmica e sua utilização pode comprometer sua credibilidade junto a colegas e professores. De forma adicional, há uma imensa variedade de endereços que oferecem artigos para pesquisas escolares – alguns desses espaços são razoáveis, outros são péssimos. Utilize tais repositórios com o máximo de cautela. Esse pode ser um ponto de partida para temas que você desconhece, mas não se trata de material que mereça ser citado em uma revisão bibliográfica e/ou que possa ser considerado fonte relevante de pesquisa.

Lembre-se: você está matriculada/o no nível superior de ensino e vai realizar uma graduação universitária. Os itens listados acima auxiliam na produção de uma boa redação, elucidação das dúvidas mais banais/comuns e pesquisa a fontes de estatísticas. Não se trata, porém, de material que possa sustentar, de forma isolada, um estudo de maior fôlego – monografias, dissertações, teses, etc. Para tal finalidade, visite uma biblioteca, leia artigos científicos e livros (daqueles com muitas páginas e poucas figuras). Tente se distanciar da lógica escolar de produção de textos herdada do ensino médio.

Observação sobre a Wikipédia

Recomendo especial atenção quanto ao uso dessa enciclopédia eletrônica. Trata-se de projeto colaborativo, com produção por parte dos usuários e edição coletiva. Portanto, quanto mais engajada e atuante a comunidade, melhor o conteúdo. Infelizmente, esse não é o caso da versão em língua portuguesa da Wikipédia. A despeito de alguns verbetes muito bem elaborados, de modo geral o material deixa a desejar. Isso leva a duas recomendações importantes:

  • Caso tenha facilidade com o idioma, recomendo o uso da versão inglesa, que tem qualidade superior;
  • Para utilização da versão em língua portuguesa, dê prioridade aos artigos marcados como bons ou destacados.

2 comentários em “Mil e uma utilidades para sua pesquisa

  1. Parabéns pelo post, conteúdo de grande ajuda, com certeza o Sr. é o professor mais dedicado de todos os tempos. Obrigada

    Curtir

    1. Prezada Silene,

      Agradeço por acompanhar este trabalho e pela imensa generosidade do elogio. Espero que o texto possa contribuir com suas próximas atividades de pesquisa. Desejo uma semana produtiva e cheia de realizações!

      Grande abraço da Sociologia da Gestão.

      Curtir

Os comentários estão fechados.