Sociologia: materiais introdutórios
1. Aulas introdutórias sobre Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim:
- Aula sobre Karl Marx com o Profº Dr Antonio Carlos Mazzeo (USP);
- Aula sobre Max Weber com o Profº Dr Gabriel Cohn (USP);
- Aula sobre Émile Durkheim com a Profª Drª Raquel Weiss (UFRGS).
2. Karl Marx
- Por que ler Marx? Depoimento do professor Clóvis de Barros Filho à Casa do Saber;
- Karl Marx: biografia e desenvolvimento de sua obra. Por Michael Heinrich (TV Boitempo);
- Análise comparativa sobre Karl Marx e Émile Durkheim, em duas aulas, com o Profº Dr Gabriel Cohn na Univesp TV, programa “Na Íntegra”:
3. Max Weber
- Aula sobre Max Weber no Café Filosófico: Aula sobre Max Weber com o Profº Dr Gabriel Cohn (USP);
- Introdução à obra de Max Weber, em duas aulas, com o Profº Dr Gabriel Cohn (USP) na Univesp TV, programa Na Íntegra:
- Adeus, Weber, curso livre sobre a obra de Max Weber – aproximadamente 5h40min, com o Profº Dr Gabriel Cohn (USP) na Univesp TV:
- Minicurso sobre Max Weber, em quatro aulas, com o Profº Dr Antônio Flávio Pierucci na Univesp TV, programa Na Íntegra:
- Conceitos de desencantamento do mundo, racionalização, ética do trabalho e burocracia em Max Weber e o espírito do capitalismo. Profº Dr Paulo Niccoli Ramirez. Casa do saber, 2020.
- Noção de “jaula de aço” e uma comparação entre Weber e Marx. O sociólogo Michael Löwy aborda o tema na obra “A jaula de aço – Max Weber e o Marxismo Weberiano”. São Paulo: Boitempo, 2014. Apresentação na Univesp TV.
4. Filmes úteis para reflexão crítica na Sociologia
- Happiness, de Steve Cutts, 2017 (curta-metragem de animação, importante para compreender o conceito de ideologia);
- The Turning Point, de Steve Cutts, 2020 (curta-metragem de animação que propõe uma reflexão sobre os impactos da produção e do consumo sobre a preservação da vida em nosso planeta);
- O Jovem Karl Marx, 2017 (obra biográfica sobre Marx).
Vídeos sobre Preconceito e intolerância
Racismo:
O que é racismo estrutural? Profº Dr Silvio Almeida, disponível no canal TV Boitempo (YouTube). Publicado em 13 de setembro de 2016. Duração: 10:28.
Racismo e ressentimento dos brancos pobres. Profº Dr Silvio Almeida, disponível no canal TV Boitempo (YouTube). Publicado em 14 de fevereiro de 2018. Duração: 06:57.
Luta contra o machismo e movimentos feministas:
Blasfêmea: 10 Comportamentos Machistas que você tem mas nunca percebeu, disponível no canal Hysteria (YouTube). Publicado em 14 de maio de 2018. Duração: 03:45.
Feminismo e igualdade de gênero no Brasil: O Futuro é Feminino, disponível no canal Canal GNT (YouTube). Publicado em 05 de abril de 2019. Duração: 10:28.
Comunidade LGBTQIA+, homofobia, transfobia e outros preconceitos:
Favela Gay (documentário). Produção de Renata Almeida Magalhães e Cacá Diegues. Direção: Rodrigo Felha. Luz Mágica/Rio Filme/Canal Brasil. Duração: 01:11:45.
Gordofobia:
Bernardo Boechat: Gordofobia, disponível no canal Mídia Ninja (YouTube). Publicado em 17 de abril de 2017. Duração: 02:01.
Sobre ensino e docência em geral
Carregadoras de sonhos (documentário, Brasil, 2009).
Entre os muros da escola (Entre les murs, ficção, França, 2008).
A onda (Die Welle, ficção inspirada em fatos reais, Alemanha, 2008).
Pro dia nascer feliz (documentário, Brasil, 2005).
Quando sinto que já sei (documentário, Brasil, 2014).
Sobre a exploração do universo
Animação Comparação do tamanho das estrelas 2. Acesso em 21 de agosto de 2020.
Documentários sobre a 1ª Guerra Mundial
Brasil na Primeira Guerra Mundial, disponível no canal Nerdologia (YouTube). Publicado em 31 de outubro de 2017. Duração: 9:12.
O Brasil na Primeira Guerra Mundial – Eduardo Bueno, disponível no canal Buenas Ideias (YouTube). Publicado em 13 de junho de 2018. Duração: 8:43.
Os segredos da 1ª Guerra Mundial (CC&C Ideacom International Production, 2014):
Parte 1 (Fúria, 44:00, dublado);
Parte 2 (Medo, 44:00, dublado);
Parte 3 (Inferno, 44:00, dublado);
Parte 4 (Ira, 44:00, dublado);
Parte 5 (Libertação, 44:00, legendado).
Observações: O documentário Segredos da 1ª Guerra Mundial foi exibido no canal por assinatura Nat Geo (National Geographic Channel). Não temos nem reivindicamos propriedade sobre esse material, possuidor de direitos autorais. Os links acima listados apontam para um canal de YouTube que deixou disponíveis os cinco episódios dessa produção. A reprodução tem o objetivo exclusivo de formação intelectual/educacional. Caso tal utilização gere qualquer constrangimento, basta entrar em contato (gemini.editorial@protonmail.com) para retirada dos links.
Documentários sobre a 2ª Guerra Mundial
Stalingrado, disponível no canal Nerdologia (YouTube). Publicado em 12 de setembro de 2017. Duração: 9:36.
A FEB e a Segunda Guerra Mundial, disponível no canal Nerdologia (YouTube). Publicado em 24 de julho de 2018. Duração: 9:35.
O Brasil na Segunda Guerra Mundial – Eduardo Bueno, disponível no canal Buenas Ideias (YouTube). Publicado em 12 de setembro de 2018. Duração: 12:15.
Redescobrindo a 2ª Guerra Mundial (Apocalypse. France 2, France Télévisions, CC&C Productions/Louis Vaudeville, 2009):
A série em questão é composta por seis episódios: 1. A Agressão Nazista; 2. A Guerra Relâmpago; 3. Pesadelo Alemão; 4. Momentos Decisivos; 5. O Dia D; 6. O Apocalipse. Os mesmos estão integrados em um único vídeo (4:42:46).
Observações: O documentário Redescobrindo a 2ª Guerra Mundial (Apocalypse) foi exibido em canais por assinatura. Não temos nem reivindicamos propriedade sobre esse material, possuidor de direitos autorais. O link acima citado aponta para um canal de YouTube que deixou disponíveis os seis episódios dessa produção – que estão integrados no mesmo vídeo. A reprodução tem o objetivo exclusivo de formação intelectual/educacional. Caso tal utilização gere qualquer constrangimento, basta entrar em contato (gemini.editorial@protonmail.com) para retirada do link.
IMPORTANTE:
Ao baixar e/ou acessar nossos conteúdos, você concorda com nossos Termos de uso e privacidade. O Portal não se responsabiliza por conteúdos produzidos por terceiros – tampouco reivindica autoria e/ou qualquer direito sobre tais materiais. Imagem destacada: foto de Kyle Loftus via Pexels.com.