O portal Sociologia da Gestão é dedicado ao debate crítico sobre o universo da Administração de empresas e Gestão de Pessoas. Em outras palavras, estou interessado em enxergar para além dos modismos que, de tempos em tempos, tomam essa área do conhecimento. Desejo utilizar os recursos oferecidos pelas Ciências Humanas – com destaque para Sociologia e Antropologia – para compreender, de forma crítica, as transformações no campo da administração e gestão. Neste mundo em que as metas se tornaram mais importantes que os princípios, um pouco de reflexão é importante.
Profº Me Antonio Gracias Vieira Filho
Meu nome é Antonio Vieira e sou o criador do portal Sociologia da Gestão. Possuo graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2003) e mestrado junto ao Departamento de Antropologia da mesma instituição (2007). Entre 2000 e o início de 2007, atuei academicamente na área de Antropologia, com ênfase em antropologia urbana. Ao longo de 2008 e início de 2009, trabalhei no terceiro setor, com análise de políticas públicas voltadas à certificação profissional e educação de jovens e adultos. Participei (2008-2011 e 2015-2016) do grupo de pesquisa Impactos das nanotecnologias na saúde dos trabalhadores e meio ambiente, coordenado pela Fundacentro/Ministério do Trabalho. Entre 2011 e 2014, batalhei na iniciativa privada, nos setores de tecnologia e seguros. Meu mais recente interesse acadêmico diz respeito às transformações do mundo do trabalho e o estudo dos processos de acumulação flexível de capital. Nessa linha de pesquisa, tenho me dedicado às temáticas da cultura organizacional e processos gerenciais. Desde 2017, tenho a alegria de ensinar em cursos de administração, em instituição de nível superior. Ao longo de minha carreira, de forma intermitente, também realizei atividades na área de pesquisa de mercado.
Você pode falar com o Antonio pelo endereço professor.antonio@protonmail.com.
Algumas publicações do Professor
1. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos, em parceria com Valterlei Borges:
VIEIRA FILHO, Antonio Gracias; BORGES, Valterlei. Manual prático para trabalhos acadêmicos: introdução às técnicas de pesquisa e normas ABNT. Rio de Janeiro: PPPC, 2021.
Disponível para aquisição no portal de vendas da Amazon, neste link: https://www.amazon.com.br/gp/product/B08S7192Q9
Preço simbólico: R$ 16,00
Manual de introdução à pesquisa acadêmica nos ensinos médio e superior. Contém informações relevantes e dicas práticas que ajudarão no desenvolvimento da pesquisa e do trabalho final de curso. O livro busca atender as demandas de estudantes do ensino médio que estão em contato com a pesquisa e estudantes universitários que precisam escrever artigos e trabalhos de conclusão de curso. O material foi escrito em linguagem simples e direta, com exemplos ilustrativos e comentários explicativos. Trata-se, portanto, de uma obra cujo maior objetivo é socorrer de forma prática o estudante que precisa desenvolver sua pesquisa e encontra dificuldade com os percursos acadêmicos.
2. Artigo:
ANDRADE, Daniel Pereira; VIEIRA FILHO, Antonio Gracias. Bruxaria, oráculos e magia entre os gestores e suas planilhas. In: GV-executivo, v. 18, n. 6, novembro-dezembro, 2019, p. 50. Disponível em: Artigo FGV – Bruxaria, oráculos e magia entre os gestores e suas planilhas. Endereço original da publicação: https://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/gvexecutivo/article/view/80935/77287
3. Dissertação de mestrado:
VIEIRA, A. G. Domingo na igreja, sexta-feira no terreiro: as disputas simbólicas entre Igreja Universal do Reino de Deus e Umbanda. São Paulo (SP), FFLCH-USP, 2007. Baixe o texto completo.
4. Materiais didáticos e de divulgação científica:
VIEIRA FILHO, A. G.; PACIORNIK, V. F. Nanotecnologia: Um universo em construção. São Paulo (SP), Fundacentro, 2013. Baixe o texto completo.
VIEIRA FILHO, A. G.; JENSEN, T. F. ; FERNANDES, M. Nanotecnologias: Maravilhas e incertezas no universo da química. São Paulo (SP), Fundacentro, 2010. Baixe o texto completo.
VIEIRA, A. G.; PINTO, A. C. ; GARCIA, J. A. Nanotecnologia: O transporte para um novo universo. São Paulo (SP), Fundacentro, 2008. Baixe o texto completo.